Cultura

IDENTIDADE GAÚCHO RIOGRANDENSE

Pensar na identidade cultural riograndense é debruçar-se sobre a ocupação deste chão. É explorar os caminhos seguidos por aqueles que palmilharam estas plagas e nelas cravaram os esteios de sua existência. É reconstruir seus motivos, suas ações, seus conflitos, para então sim entender a resultante desta sinergia que somos nós próprios, nascidos e criados nessa terra.

Entendemos que é necessário conhecer nossa história para entender nosso contexto atual, por isso uma área de interesse importante na Quinta das Tarumãs é a cultura local. Com foco na formação do gaúcho riograndense, Victor pesquisa há mais de 25 anos os acontecimentos de origem no século XVIII, quando nativos, portugueses, espanhois, africanos e brasileiros começaram a misturar-se com mais intensidade no Sul do Brasil.

Como experiência prática desses estudos surge o Rancho do Século XVIII, uma reprodução das prováveis primeiras habitações por estas bandas.

Assista abaixo como foi construído o Rancho do Século XVIII:

Reproduzir vídeo

TURISMO

Venha conhecer a Quinta das Tarumãs

“Praticar a agroecologia, viver a história”

“Linda pousada na Quinta das Tarumãs”

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Na Quinta das Tarumãs cultivamos também artes. Das manifestações musicais e visuais ao artesanato, consideramos necessário ter a beleza sempre por perto. Estamos abertos a propostas de residência artística e novos projetos culturais.

Veja algumas artes que já ocorrem por aqui:

VIAMARA Sarau de Cultura e Canto

Relevante movimento realizado na Quinta das Tarumãs entre 2008 e 2010, o VIAMARA tinha por objetivo resgatar a memória dos fatos históricos que constituiram a gênese da identidade sulriograndense e usá-la como fonte inspiradora de criações e produções de canto, sejam elas através de músicas, poesias, pajadas ou instrumentais.

Foram eventos de 3 dias, iniciando numa sexta-feira à noite e com encerramento no domingo à tarde. Na abertura do encontro, após a saudação, tinha lugar uma apresentação audio-visual de conteúdo histórico. Esse conteúdo dava origem ao tema do Encontro, sobre o qual os companheiros participantes se debruçavam para criarem suas composições ao longo do segundo dia. No sábado à noite eram apresentadas as composições ao grupo. No domingo ocorria a grande confraternização e a despedida (sempre emocionada) de todos.

SARAU DA TERRA

Desenvolvido durante a Virada Sustentável Porto Alegre 2020, contou com a presença do poeta e recitador Fabrício Vasconcellos e do músico, cantor e compositor Leonardo Quadros.

Reproduzir vídeo

Oficina de Tecelagem em Lã Crua

 Parceria de um grupo interessado em aprender os trabalhos com lã de ovelha, Sindicato Rural de Porto Alegre e SENAR, aconteceu o curso de Tecelagem em Lã Crua. A atividade entrou para o rol do projeto Lãs do RS como resgate desta cultura há muito praticada no Estado, mas atualmente em quase desuso.

Reproduzir vídeo
CURSOS