Ayurveda

A Ayurveda entrou em nossas vidas revolucionando o modo como cuidamos de nossa saúde.

Assumimos as rotinas diárias (dinacharia) de higiene física, mental e emocional, como práticas fundamentais, temos atenção redobrada com os alimentos e em como nos alimentamos, exercitamos a percepção plena de nosso corpo, mente, emoções e espírito. A cada entrada de estação readequamos nossos hábitos para eliminar os excessos do período anterior e estarmos preparados para as mudanças de clima que chegam (ritucharia).
As plantas são nossas parceiras inseparáveis nesse equilíbrio, veja alguns procedimentos básicos nos links abaixo.

Entender este processo de harmonia com a natureza exige estudos de conteúdos de Ayurveda, sejam textos clássicos ou de autores contemporâneos, e vivências diretas com a terra.

De acordo com Sebastian Pole, em Ayurvedic Medicine:

A melhor maneira de aprender sobre uma erva é tornar-se intimamente familiarizado com ela: um herborista deve conhecer o habitat natural de uma planta, tendências de crescimento, o clima que ela gosta e o que não gosta, forma, cor, gosto, cheiro, tempos de colheita, e mais importante, a erva deve ser experimentada pessoalmente. Também é crucial entender seu uso tradicional, faixa de dosagem, método de administração, farmacologia moderna, contra-indicações, bem como o seu potencial e interações medicamentosas e herbáceas conhecidas.

CENTRO DE ESTUDOS

Você já conhece nossos cursos?

Queremos compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas

PREPARADOS

O sistema Ayurveda é rico em preparados simples com base em plantas e outros produtos naturais. Consideramos alimento aquilo que ingerimos e digerimos por nossos sentidos, seja paladar, olfato, visão, tato ou audição. E o princípio básico de equilíbrio é que o alimento deve ser o nosso remédio, na busca diária da harmonia de nosso corpo, mente, emoções e espírito.

Na Quinta das Tarumãs elaboramos algumas destas preparações, utilizando as ervas do Potager orgânico e demais ingredientes de fornecedores que confiamos.