Nossa história

A Quinta das Tarumãs é um sítio na zona rural de Porto Alegre, onde convivem em harmonia os conceitos e práticas de agroecologia, Ayurveda e cultura local. Antes de tudo, a Quinta das Tarumãs é uma proposta de vida. É nossa maneira de reconectar com quem somos e honrar este planeta. É nosso meio para manifestar nossa integridade física, mental, emocional e espiritual.

Além do cultivo agroecológico a proposta de trabalho inclui a manufatura de preparados Ayurvédicos, que auxiliam os terapeutas da área na manutenção e recuperação da saúde de seus pacientes, o turismo de base ecológica e histórica, com foco na formação do gaúcho riograndense e o Centro de Estudos e Práticas em Fitoterapia Ayurveda.

A propriedade contempla um espaço de cultivo – Potager; uma sala de processamento de alimentos para o sistema Ayurveda; uma pequena pousada, com capacidade para até cinco pessoas; uma construção de inspiração nas residências do século XVII no sul do Brasil e um quiosque para oficinas e cursos com capacidade para receber até 15 pessoas.

TURISMO

Venha conhecer a Quinta das Tarumãs

Experiência: “Praticar a agroecologia, viver a história”

Acomodações: “Linda pousada na Quinta das Tarumãs”

LINHA DO TEMPO

A partilha

O espaço onde hoje se encontra a Quinta das Tarumãs é uma partilha do espólio de terras da família Aguiar, que na década de 1870 se estabeleceu na região. A Estância da Boa Vista tinha como principal atividade a pecuária de corte, de leite e lavouras para consumo animal. Ao longo do tempo, com a passagem para os herdeiros a área foi fracionada em sítios e chácaras.

1870

O sítio

Em 1990 Victor arrendou cinco hectares de propriedade de um dos herdeiros, com o intuito de residir e estabelecer em sua vida uma rotina de sítio, com cultura de subsistência. A frente da área então era para a Estrada da Boa Vista. A principal atividade nos primeiros 15 anos era a criação de galinhas, porcos, vaca de leite, ovelhas e cavalos de montaria e tração.

1990

O propósito

A partir dos anos 2000 percebendo que o seu maior propósito era de estar junto a terra em contemplação, Victor decidiu adquirir uma propriedade no local.

2000

A Quinta

Em 2004 comprou parte da área que arrendava, na qual construiu casa e galpão.

2004

A Hospedagem

Com a frequência de visitas familiares e de amigos, houve a necessidade de melhorar as acomodações e o galpão foi ampliado para um ambiente social capaz de hospedar.

2006

1ª VIAMARA

Primeira edição do VIAMARA Sarau de Cultura e Canto, quando a Quinta das Tarumãs começa a desenvolver sua raiz cultural.

2008

2ª VIAMARA

Segunda edição do VIAMARA Sarau de Cultura e Canto, reúne músicos, poetas e compositores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

2009

3ª VIAMARA

Terceira edição do VIAMARA Sarau de Cultura e Canto, e última desta fase.

2010

Ayurveda

O milenar sistema de saúde Ayurveda entra na vida da Quinta das Tarumãs e começamos a estudar o tema

2015

Agroecologia

Primeiros investimentos na produção agroecológica, com a construção de um espaço de 300m2, com estufa e canteiros externos.

2016

Terapia Auyrveda

Rosélia inicia a formação como Terapeuta Ayurveda, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya, em convênio com o Povo em Pé Centro de Yoga e Ayurveda.

2017

OPAC RAMA

Entrada na Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre - OPAC RAMA para melhor conhecimento das práticas agroecológicas e desenvolvimento da propriedade neste sentido. Início da construção do rancho de pau a pique barreado, como retomada das conexões com a cultura local, resgatando a morada típica do gaúcho do século XVIII.

2018

O Rancho

Término da construção, montagem do mobiliário e utensílios do Rancho do Século XVIII. Adequação das instalações do galpão para os padrões Airbnb de pousada. Construção de uma sala de processamento para produtos alimentares Ayurvédicos. A área de plantio tem em torno de 5 mil m2

2020
FOTOS
NOSSA CONEXÃO

AGROECOLOGIA

Com certificação da produção orgânica, a Quinta realiza serviço de entrega de cestas de produtos direto da horta para moradores de Porto Alegre.

Nosso objetivo principal com esta atividade é levar aos nossos amigos e amigas uma alimentação natural de boa qualidade, reconectando o espaço urbano com o rural, o paladar com o sabor e cada pessoa com sua saúde.

AYURVEDA

Estes também são princípios do milenar sistema de saúde Ayurveda, praticado na Quinta das Tarumãs. Através do cuidado com o equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual aprendemos que cada atitude é importante durante cada dia. Interagimos com a natureza ao nosso redor de forma harmoniosa, percebendo cada vez mais nossas semelhanças com todos os seres. Com este pensamento criamos, então, o Sítio de Estudos e Práticas em Herbologia Ayurveda, que convida a troca de saberes sobre o tema. 

CULTURA

Outra área de interesse importante para o contexto da Quinta é a cultura local. Com foco na formação do gaúcho riograndense, Victor pesquisa há mais de 25 anos os acontecimentos de origem no século XVIII, quando nativos, portugueses, espanhois, africanos e brasileiros começaram a misturar-se com mais intensidade no Sul do Brasil. Como primeira experiência prática destes estudos surge o Rancho do Século XVIII, uma reprodução das prováveis primeiras habitações por estas bandas.