Turismo Rural

IDENTIDADE GAÚCHO RIOGRANDENSE

Pensar na identidade cultural riograndense é debruçar-se sobre a ocupação deste chão. É explorar os caminhos seguidos por aqueles que palmilharam estas plagas e nelas cravaram os esteios de sua existência. É reconstruir seus motivos, suas ações, seus conflitos, para então sim entender a resultante desta sinergia que somos nós próprios, nascidos e criados nessa terra.

Entendemos que é necessário conhecer nossa história para entender nosso contexto atual, por isso uma área de interesse importante na Quinta das Tarumãs é a cultura local. Com foco na formação do gaúcho riograndense, Victor pesquisa há mais de 25 anos os acontecimentos de origem no século XVIII, quando nativos, portugueses, espanhois, africanos e brasileiros começaram a misturar-se com mais intensidade no Sul do Brasil.

Como experiência prática desses estudos surge o Rancho do Século XVIII, uma reprodução das prováveis primeiras habitações por estas bandas.

Assista abaixo como foi construído o Rancho do Século XVIII:

Reproduzir vídeo
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Na Quinta das Tarumãs cultivamos também artes. Das manifestações musicais e visuais ao artesanato, consideramos necessário ter a beleza sempre por perto. Estamos abertos a propostas de residência artística e novos projetos culturais.

Veja algumas artes que já ocorrem por aqui:

VIAMARA Sarau de Cultura e Canto

Relevante movimento realizado na Quinta das Tarumãs entre 2008 e 2010, o VIAMARA tinha por objetivo resgatar a memória dos fatos históricos que constituiram a gênese da identidade sulriograndense e usá-la como fonte inspiradora de criações e produções de canto, sejam elas através de músicas, poesias, pajadas ou instrumentais.

Foram eventos de 3 dias, iniciando numa sexta-feira à noite e com encerramento no domingo à tarde. Na abertura do encontro, após a saudação, tinha lugar uma apresentação audio-visual de conteúdo histórico. Esse conteúdo dava origem ao tema do Encontro, sobre o qual os companheiros participantes se debruçavam para criarem suas composições ao longo do segundo dia. No sábado à noite eram apresentadas as composições ao grupo. No domingo ocorria a grande confraternização e a despedida (sempre emocionada) de todos.

SARAU DA TERRA

Desenvolvido durante a Virada Sustentável Porto Alegre 2020, contou com a presença do poeta e recitador Fabrício Vasconcellos e do músico, cantor e compositor Leonardo Quadros.

Reproduzir vídeo

Oficina de Tecelagem em Lã Crua

 Parceria de um grupo interessado em aprender os trabalhos com lã de ovelha, Sindicato Rural de Porto Alegre e SENAR, aconteceu o curso de Tecelagem em Lã Crua. A atividade entrou para o rol do projeto Lãs do RS como resgate desta cultura há muito praticada no Estado, mas atualmente em quase desuso.

Reproduzir vídeo

Quinta das Tarumãs Hospeda

Fuja da rotina da cidade e renove suas energias em um lugar tranquilo em meio a natureza e o canto dos pássaros. Experimente momentos de tranquilidade e contemplação em uma casa simples e aconchegante, com lareira e vista para o verde do campo.